terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quitutes Cariocas-I-Pipoca Doce da Praça XV

Que o Centro do Rio tem lugares fantásticos nao é novidade pra ninguém, ainda mais para que trabalha por aqui..Dificil é prestar atenção nos detalhes quando se atravessa a cidade com a pressa de cumprir o horário de trabalho...Ainda assim vale a pena perder um minutinho depois do expediente pra provar a pipoca doce mais gostosa dos arredores....O pipoqueiro fica bem proximo à Rua Primeiro de Março e o cheirinho da pipoca, caramelada e sempre quentinha, chega até o Paço ImperiaL proximo à Rua do Mercado onde fica o famoso Arco do Teles...





(Creditos :http://www.travelstripe.com/images/rio-de-janeiro-praca-xv-de-novembro1.JPG)


Ali também resiste ao tempo o Chafariz do Mestre Valentim, de 1779.Pra quem não sabe, antes do aterro era até onde chegava o mar,que também trouxe a familia real portuguesa em 1808,com regente,mulher,filhos e Maria,a Rainha dita louca..



Praça XV de Novembro-foto do início do séc.XX-fonte:web)


.O chafariz servia de abastecimento para os navios e para a população ,usando a água que vinha da fonte da Carioca,no aqueduto da Lapa,passando pela Rua do cano(atual Sete de setembro)até ali.Pelas pinturas de Debret,artista francês do sec XIX pode-se visualizar o passado doceiro do lugar..






Em suas telas é retratado todo o comércio da praça XV, nas mãos das escravas quituteiras e seus tabuleiros de doces de coco e açúcar..Hoje muito pouco desse comércio restou..Mas ainda há a pipoca, de custo baixo e sabor inigualável...Resta aos cariocas que por ali passam renderem-se ao aroma delicioso e arriscar uma guloseima..
Em breve postarei aqui uma receita de pipoca doce,que parece fácil mas tem seus segredos...

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Quinze_de_Novembro_(Rio_de_Janeiro)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valentim_da_Fonseca_e_Silva
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blog/show?id=1980410%3ABlogPost%3A11446
http://www.serqueira.com.br/mapas/riosec19.htm
http://www.espacoacademico.com.br/070/70jsf.htm

Um comentário:

  1. Olá,

    Não encontramos o link do o Almanaque Culinário em seu blog, assim que adicionado ele será aprovado e listado em http://www.almanaqueculinario.com.br/lista-de-blogs/

    ResponderExcluir